PERFIL PROFISSIONAL DOCENTE DOS CURSOS DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO NORDESTE

  • Márcia Ivo Braz Universidade Federal de Pernambuco
  • Cristiano Cosme Santos dos Anjos Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Ciência da Informação, Docência, Formação profissional, Interdiciplinaridade

Resumo

Objetiva caracterizar o perfil docente quanto à formação profissional dos professores vinculados aos Departamentos e Núcleos de Ciência da Informação do Nordeste, retratando a interdisciplinaridade da área. Na revisão de literatura foram debatidas a atuação docente no Ensino
Superior, identidade e formação docente e a questão da  interdisciplinaridade da Ciência da Informação. Quanto a orientação metodológica desta pesquisa, considera-se como um estudo qualitativo e exploratório, cujas etapas abrangeram o levantamento dos docentes, a caracterização do perfil profissional por meio da consulta aos currículos individuais na Plataforma Lattes e a análise qualitativa das informações sobre os cursos de graduação, mestrado e doutorado frequentados pelos professores. Como resultado, obteve-se uma lista com 203 docentes, que apontaram, ao todo, ter cursado uma variedade de 19 cursos de graduação, 27 cursos de mestrado e 34 cursos de doutorado. Os dados foram organizados em três quadros com o ranking dos dez cursos mais frequentados, que assinalam a predominância da área de CI (78,33% na graduação, 65,97% no mestrado e 46,77% no doutorado), além de serem frequentes os cursos de: Administração, Computação, Educação, Comunicação, Letras, Ciências Sociais e História. Assim, é fortalecida a ideia de interdisciplinaridade na Ciência da Informação, trazendo uma nova questão: o perfil profissional docente em Ciência da Informação e suas implicações.

Biografia do Autor

Márcia Ivo Braz, Universidade Federal de Pernambuco
Professora Assistente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco nas disciplinas de Organização da Informação. Foi Professora Assistente do curso de Biblioteconomia - Departamento de Ciência da Informação/Universidade Federal de Sergipe (2013-2015).
Cristiano Cosme Santos dos Anjos, Universidade Federal de Pernambuco
Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco

Referências

BICALHO, L.; OLIVEIRA, M. A teoria e a prática da interdisciplinaridade em Ciência da Informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v.16, n. 13, p.47-74, jul./set.

Disponível em: <https://goo.gl/3UNMjQ>. Acesso em: 12 jan. 2018.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm>. Acesso em: 28 jun. 2015.

MORAES, M.; CARELLI, A. E. A interdisciplinaridade na Ciência da Informação pelaperspectiva da análise de citações. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 137-160, jan/abr. 2016. Disponível em: <https://goo.gl/zJnY9q>. Acesso em 28 fev. 2018.

ROCHA, A. M. C. A docência na universidade: influências atribuídas a “Professores Referência” a partir da formação, construção da identidade profissional e profissionalidade docente. 2014. 256f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.

Publicado
2018-11-09