Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista  ConCI - Convergências em Ciência da Informação é uma publicação quadrimestral vinculada ao Programa de Pós-Graduação (PPGCI) e do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e é veiculada em formato eletrônico na modalidade de acesso aberto.

Tem como foco a divulgação científica de estudos e reflexões que contribuam para a promoção da Ciência da Informação, Biblioteconomia e áreas afins tais como Arquivologia, Museologia, Documentação, Comunicação, Educação, Administração, Tecnologia da Informação, dentre outras.

A ConCI privilegia a produção de pesquisadores, docentes, discentes e profissionais das áreas acima mencionadas em forma de artigos originais, artigos de revisão, ensaios, relatos de experiências, traduções, resenhas e entrevistas.

Processo de Avaliação pelos Pares

Como parte do processo de submissão, os autores são responsáveis em verificar a conformidade das regras em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas não serão aceitas e serão devolvidas aos autores.

Não são aceitos trabalhos que estejam em avaliação por outro periódico ou que tenham sido publicados em anais de eventos. São terminantemente proibidos o plágio e o autoplágio, devendo os autores, nestes casos, proceder à devida citação às fontes consultadas.

Após a submissão, o manuscrito é avaliado inicialmente pelo editor, que deve considerar a pertinência do trabalho submetido ao foco/escopo da revista. A seguir, considerando-se pertinente, o editor encaminha o trabalho para designação de avaliadores que compõem o corpo de pareceristas da revista, em número de dois, adotando-se o sistema de avaliação cega pelos pares. Caso seja necessário, o trabalho terá avaliação de um terceiro avaliador ou poderá ser submetido a avaliadores ad hoc.

Tomando como parâmetro os pareceres enviados, cabe ao editor dar o parecer final para o autor a respeito do trabalho submetido.

Periodicidade

Quadrimestral - fascículos publicados nos meses: jan./abr.; maio/ago. e set./dez.

Política de Acesso Livre

A revista ConCI - Convergências em Ciência da Informação oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Formulário de Avaliação

Durante o processo de avaliação das submissões, os avaliadores devem declarar qualquer tipo de conflito de interesse antes de aceitar a indicação de avaliação. Após a aceitação, cabe ao avaliador proceder à leitura do manuscrito e ao posterior preenchimento do formulário de avaliação, o qual contempla as seguintes questões:

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO

O tema é atual e relevante?*

Sim 

Não 

Os objetivos são claros e bem definidos?*

Sim 
Não 

A revisão de literatura reflete o estado da arte do conhecimento na área?*

Sim 
Não 

A consistência conceitual ou teórica do trabalho é adequada e bem estruturada?*

Sim 
Não 

A contribuição científica para o conhecimento atual na área temática é relevante?*

Sim 
Não 

O método de pesquisa está claramente definido e consistente com os objetivos do trabalho?*

Sim 
Não 

A análise de dados e resultados conta com interpretação correta dos dados e está articulada com a base teórica?*

Sim 
Não 

As conclusões são fundamentadas nos dados da pesquisa, claras e objetivas?*

Sim 
Não 

Ortografia, gramática, clareza, objetividade, estrutura formal exigida no template, figuras e legendas estão corretas?*

Sim 
Não 

O artigo foi elaborado com base em referências pertinentes e atualizadas?*

Sim 
Não 

Comentários*

 

Após o preenchimento do formulário, e ao emitir seu comentário, o avaliador optará por uma das seguintes decisões:

PARECER FINAL*

Aceitar a publicação do artigo, sem alterações 
Aceitar a publicação do artigo, com revisões solicitadas 
Submeter o artigo à nova rodada, visando à reavaliação das revisões realizadas 
Rejeitar a publicação do artigo 

 

 

CONCI no Repositório Institucional da UFS (RIUFS)

A ConCI encontra-se disponibilizada também no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS).

Catalogação na Publicação elaborada por: Jandira Reis Vasconcelos CRB -5/1525

Histórico do periódico

A revista ConCI - Convergências em Ciência da Informação - é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe.

Sua primeira publicação foi lançada em Junho de 2018 durante as comemorações dos 10 anos do curso de Biblioteconomia e Documentação da UFS.

O ISSN da ConCI é: 2595-4768

Qualis B4